Dúvidas sobre a aplicação de toxina botulínica
Um dos procedimentos mais realizados no consultório dermatológico, a toxina botulínica pode ajudar bastante no processo de harmonização e rejuvenescimento da face.

A Toxina Botulínica é uma substância injetável que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas, "pés de galinha" e pode amenizar linhas do pescoço.
Como funciona?
A toxina botulínica é injetada diretamente no músculo-alvo, em quantidades muito pequenas, levando ao bloqueio do impulso nervoso que chegaria a esse músculo, causando o relaxamento local.
Algumas dúvidas frequentes:
1. Como é realizada a aplicação de toxina botulínica?
Este é um procedimento realizado no consultório médico, com o uso de anestésicos tópicos. Após a aplicação, o produto leva cerca de 72 horas para iniciar seu efeito, e cerca de 15 dias para o efeito máximo. Portanto, é comum o médico solicitar ao paciente que retorne ao consultório após este período para reavaliá-lo.
2. Quanto tempo de recuperação após a aplicação da toxina botulínica?
Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Orienta-se não esfregar ou massagear a área tratada, pois pode ocorrer a difusão da toxina para outra área do seu rosto. Orientamos ainda evitar atividades físicas extenuantes nas 24 horas após o procedimento.
3. Qual a duração do efeito?
A duração varia de acordo com as características individuais do paciente, da toxina utilizada, e da área tratada. Em média, a duração varia de 4 a 6 meses.
4. Corro o risco de ficar com a aparência artificial aplicando a toxina botulínica?
Muito raramente isso acontece. A toxina botulínica quando aplicada por profissionais capacitados, dificilmente trará resultados artificiais. O ideal é conversar com o seu dermatologista, alinhar suas expectativas e expor seus objetivos para que o resultado seja o melhor possível.
Imagem: https://www.freepik.com/free-photos-vectors/medical">Medical image created by Nensuria - Freepik.com</a>