Acne

A acne é uma dermatose crônica,caracterizada pelo surgimento de lesões inflamatórias como cravos, espinhas e cistos. É muito comum na adolescência, mas também pode atingir adultos em menor proporção. As formas mais graves da acne são mais comuns no sexo masculino e as mais persistentes, no feminino, devido, principalmente à influência hormonal.

A acne é uma doença com origem no folículo pilossebáceo,e é influenciada por vários fatores, como genético e hormonal, que estimulam a hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e inflamação do folículo, com aumento da colonização da pele pelo Propionibacterium acnes.

As áreas em que a acne se manifesta com maior frequência são rosto, busto, costas e ombros, locais onde a quantidade de glândulas sebáceas é maior. Todas as formas de acne podem ser controladas, e é muito importante buscar tratamento, a fim de evitar a piora das lesões ou o surgimento de cicatrizes. Quando a acne se manifesta de forma intensa, pode prejudicar a qualidade de vida e a autoestima.

O quadro clínico varia de acordo com o paciente e o tipo de acne, e inclui o surgimento de cravos pretos (comedões abertos), cravos brancos (comedões fechados), espinhas e cistos.

O diagnóstico da acne acontece através de exame clínico feito pelo dermatologista, que irá analisar as lesões e avaliar qual o grau da infecção.

Os objetivos do tratamento abrangem a melhora do quadro infeccioso e da aparência física, minimização de cicatrizes e prevenção dos efeitos psicológicos adversos. O tratamento varia de acordo com a avaliação clínica das lesões, e inclui o uso de produtos tópicos contendo peróxido de benzoíla, ácido retinoico e seus derivados, antibióticos e ácido salicílico , bem como loções adstringentes e esfoliantes. Além dos produtos de uso tópico, podem ainda ser usados medicamentos sistêmicos, como antibióticos orais, pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos para regulação hormonal, e a isotretinoína, normalmente utilizada nas formas mais graves e resistentes da acne.

Além disso, alguns procedimentos realizados no consultório podem ajudar a minimizar a aparência de manchas e cicatrizes residuais da acne, e incluem o uso de lasers, peelings químicos e limpezas de pele, entre outros.